Conexão Xalingo – Blog

Obesidade infantil e atividades para evitá-la

post01

A obesidade em nosso país está em constante crescimento e, além de atingir os adultos, mais preocupante ainda são as crianças que estão se alimentando incorretamente.

Em atividade em sala de aula, que envolvia estudo de medidas de massa, a professora Elaine Cristina Benteo solicitou aos alunos que se pesassem. O resultado acendeu um alerta para Elaine: mais da metade dos alunos estavam com sobrepeso.
Entre os motivos que levavam a esse fator, estavam a má alimentação (com muitos alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas e refrigerantes) além do sedentarismo, pois as crianças estavam deixando de brincar e correr para ficar no smartphone, tablet e videogame.

Com o intuito de incentivar uma alimentação melhor por parte dos alunos, a professora teve parceria com a secretaria de agricultura, que possibilitou a participação em palestras e também a visita, das crianças, a propriedades rurais da localidade. Assim, puderam acompanhar de perto os processos que envolvem os alimentos, como a produção, plantio e colheita. Para modificar a realidade sobre a vida sedentária das crianças, Elaine propôs brincadeiras infantis, as quais, todos os dias aconteciam atividades fora da sala para desvendarem novas brincadeiras.

Segundo a professora, o resultado foi logo percebido: os estudantes começaram a levar alimentos diferentes para a aula, inclusive os pais relataram maior cobrança, por parte das crianças, por um alimentação saudável dentro de suas casas, resultando, até mesmo, na criação de hortas nas residências.

Fontes:
http://porvir.org/professora-cria-projeto-de-alimentacao-saudavel-para-combater-obesidade-infantil/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *