Conexão Xalingo – Blog

Moringa Oleífera na purificação de águas

post01

Alunos estudam a possibilidade de planta auxiliar no tratamento de água em Zona Rural da localidade onde vivem. A investigação científica aborda os usos da Moringa Oleífera.

Após a professora Ayanda Ferreira Nascimento Lima perceber que seus alunos gostavam de atividades práticas, alinhando ao fato de que conteúdos sobre o Reino Monera foram abordados em aula, surgiu a ideia de realizar um projeto para investigar, cientificamente, formas de tratamento de água em propriedades rurais. Em determinada conversada sobre sintomas de doenças, os estudantes questionaram se estavam relacionados à ingestão de água contaminada.

Em determinado momento da discussão acerca desta situação, um estudante mencionou o fato de que havia lido sobre uma planta que tem capacidade de limpar a água. Este material foi levado à aula e foi realizada leitura dele. A planta é a Moringa Oleífera, que pode ser utilizada para diversos fins, inclusive o tratamento de água.

Tendo esse conhecimento adquirido, a professora orientou os alunos para teste em cisternas da zona rural para detecção de bactérias na água. Os estudantes foram atrás da planta, realizaram pesquisas no laboratório da instituição e fizeram outras saídas a campo. O trabalho foi apresentado na feira de ciências do colégio e recebeu premiação posteriormente.

Fontes:
http://porvir.org/estudantes-vao-campo-avaliam-planta-capaz-de-tratar-agua-na-zona-rural/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *