Conexão Xalingo – Blog

Como prevenir o ambiente escolar da “Baleia Azul”

post03

Perigoso, o suposto jogo da “Baleia Azul” tem preocupado pais e professores no Brasil. E especialistas têm dado dicas de como lidar com o tema.

1) Mudanças de comportamento
Segundo Elizabeth dos Reis Sanada, doutora em psicologia escolar e docente no Instituto Singularidades, mudanças bruscas de comportamento podem ser sinal de que o jovem possa estar sofrendo com algo que não sabe lidar. Ela diz que o isolamento, mudanças no apetite e até usar roupas que cubram partes do corpo, como o braço, para se esquivar de mostrar o corpo, são pistas de um sofrimento que não conseguem lidar.

2) Conhecer seus filhos
Elizabeth afirma que os pais devem conhecer a rotina de seus filhos, saber o que fazem e quais são seus amigos. Ela cita como é comum muitos adolescentes falarem de suas desmotivações em viver, nas redes sociais. A doutora afirma que os pais devem incentivar os filhos a terem projetos para o futuro, como traçar uma viagem, por exemplo.

3) Espaço para diálogo
Os filhos precisam sentir-se acolhidos em casa para estarem à vontade para falar sobre suas vidas. Conforme a psicóloga coordenadora do instituto de psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Angela Bley, aquele adolescente com baixa autoestima e sem vínculo familiar fortalecido tem mais vulnerabilidade a sofrer com este tipo de armadilha, como o Baleia Azul.

4) Aliados
Adolescentes precisam buscar as pessoas que confiam para compartilhar anseios, seja na escola ou em casa.

Fonte: http://g1.globo.com/educacao/noticia/jogo-da-baleia-azul-e-seus-desafios-cinco-dicas-para-prevencao-de-pais-e-alunos.ghtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *