Conexão Xalingo – Blog

A tecnologia como controle de presença de alunos

post01

A usual chamada pode estar com os dias contados nas instituições de ensino. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes/PE começou a utilizar o reconhecimento facial como controle de presença dos alunos do município.

Inédito no estado, o Sistema de Gestão Escolar, registra a presença dos alunos através de sensores tridimensionais, que estão instalados na entrada das escolas. Se o aluno não comparecer ao colégio em até meia hora após os portões serem fechados, os responsáveis são informados sobre a ausência do estudante, através de SMS.

De acordo com o prefeito do município, Anderson Ferreira, além do controle de ausências, a ferramenta possibilita que professores tenham em torno de 15 minutos extras para as aulas, já que não necessitam fazer a tradicional chamada oral.
Outro fator importante é que o sistema está interligado com o Conselho Tutelar e, caso o estudante falte cinco aulas seguidas, o órgão é automaticamente acionado. Cerca de 2.500 estudantes já estão cadastrados e a ideia é implementar a ferramenta em todas unidades da rede municipal da localidade.

Foto: Chico Bezerra/PJG/Divulgação

Fontes:
http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2017/04/18/interna_vidaurbana,699635/jaboatao-substitui-a-chamada-escola.shtml

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *