Conexão Xalingo – Blog

Saiba como usar as redes sociais como aliada na sala de aula

bb-121111

Faça uma pesquisa com os seus alunos. Pergunte quantos deles usam redes sociais? Pode ser Facebook, Twitter ou Instagram. Você vai se espantar com o resultado e vai perceber que é impossível ficar alheio a essa nova tecnologia.

Cada vez mais cedo, as redes sociais passam a fazer parte do cotidiano dos alunos e essa é uma realidade imutável. Mais do que entreter, as redes podem se tornar ferramentas de interação valiosas para auxiliar no seu trabalho em sala de aula, desde que bem utilizadas. Lembre-se que o contato que você faz com os alunos fora do ambiente escolar faz com que os laços de vocês sejam encurtados e você passe a conhece-los melhor. Quando o professor conhece os interesses dos seus alunos ele prepara aulas mais focadas e interessantes, que facilitam o aprendizado.

Se você optou por se relacionar com os alunos nas redes, já deve ter esbarrado em uma questão delicada: qual o limite da interação? O professor deve ou não criar um perfil profissional para se comunicar com os alunos? Seja você mesmo nas redes sociais, não faz sentido ter dois perfis. Seus alunos querem conhecer quem você é fora da sala de aula, assim como você quer saber mais sobre cada um deles também.

Lembre-se sempre que as redes sociais são um local público e é preciso pensar um pouco antes de postar qualquer intimidade que você queira preservar. Por isso, no mundo virtual, os professores precisam continuar dando bons exemplos e devem se policiar para não comprometerem suas imagens perante os alunos. Os cuidados são de naturezas diversas, desde não cometer erros de ortografia até não colocar fotos comprometedoras nos álbuns.

A seguir, listamos algumas ideias de como você pode usar as redes sociais para te ajudar na aprendizagem e alguns cuidados que se deve tomar:

– Faça a mediação de grupos de estudo

Convidar os alunos de séries diferentes para participarem de grupos de estudo nas redes – separados por turma ou por escolas em que você dá aulas -, pode ajudá-lo a diagnosticar as dúvidas e os assuntos de interesse dos estudantes que podem ser trabalhados em sala de aula, de acordo com os conteúdos curriculares já planejados para cada série.

Todos os participantes do grupo podem fazer uso do espaço para indicar links interessantes ou páginas de instituições que podem ajudar em seus estudos.

– Disponibilize conteúdos extras para os alunos

As redes sociais são bons espaços para compartilhar com os alunos materiais multimídia, notícias de jornais e revistas, vídeos, músicas, trechos de filmes ou de peças de teatro que envolvam assuntos trabalhados em sala, de maneira complementar.

– Promova discussões e compartilhe bons exemplos

Aproveitar o tempo que os alunos passam na internet para promover debates interessantes sobre temas do cotidiano ajuda os alunos a desenvolverem o senso crítico e incentiva os mais tímidos a manifestarem suas opiniões. Instigue os estudantes a se manifestarem, propondo perguntas com base em notícias vistas nas redes, por exemplo. Essa pode ser uma boa forma de mantê-los em dia com as atualidades, sempre cobradas nos vestibulares e também no Enem.

– Elabore um calendário de eventos

No Facebook, por meio de ferramentas como “Meu Calendário” e “Eventos”, você pode recomendar à sua turma uma visita a uma exposição, a ida a uma peça de teatro ou ao cinema. Esses calendários das redes sociais também são utilizados para lembrar os alunos sobre as entregas de trabalhos e datas de avaliações.

– Organize um chat para tirar dúvidas

Com alguns dias de antecedência, combine um horário com os alunos para tirar dúvidas sobre os conteúdos ministrados em sala de aula. Você pode usar os chats do Facebook, do Google Talk, do MSN ou até mesmo organizar uma Twitcam para conversar com a turma.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *